Atendimento por WhatsApp

Ransomware: o que é e como se proteger de ataques desse malware

O ransomware é uma das ameaças de crescimento mais rápido para empresas e indivíduos em todo o mundo. É um tipo de software malicioso (malware) que infecta computadores e outros dispositivos, bloqueando os usuários de seus arquivos até que paguem um pedido de resgate.

E não são apenas as pequenas empresas que estão em risco – até mesmo grandes corporações foram atingidas por ataques de ransomware nos últimos anos. Nesta postagem do blog, veremos o que é ransomware, como ele funciona e o que você pode fazer para se proteger contra esses ataques.

Ransomware - como se proteger?

O que é ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos da vítima e exige o pagamento de um resgate para descriptografá-los. É uma forma de crime cibernético em rápido crescimento, com ataques cada vez mais sofisticados e prejudiciais.

O ransomware geralmente se espalha por e-mails de phishing ou explorando vulnerabilidades no software. Depois de infectar um sistema, ele criptografa os arquivos da vítima com uma criptografia forte e exige o pagamento de um resgate para descriptografá-los. Os pagamentos geralmente são exigidos em criptomoedas, como o Bitcoin, o que dificulta o rastreamento dos criminosos.

O ransomware pode causar danos financeiros significativos às empresas, além de interromper as operações e causar perda de dados. Em alguns casos, as vítimas pagaram o resgate e recuperaram os seus dados. No entanto, há muitos casos que mesmo realizando o pagamento os dados não são recuperados.

Se você acha que pode ter sido infectado por ransomware, é importante procurar ajuda profissional imediatamente. Tentar removê-lo sozinho pode piorar a situação e potencialmente levar à perda permanente de dados.

Conheça a linha de storages NAS Qnap

Como funciona o ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que criptografa seus arquivos e exige um resgate para descriptografá-los. Geralmente se espalha por e-mails de phishing ou sites maliciosos.

Uma forma comum dos malwares de ransomware chegarem às máquinas é através de arquivos nomeados com extensões PDF e EXE, pois eles usam o comportamento padrão do windows de esconder as extensões de arquivos mais conhecidos.

Depois que seu computador estiver infectado, o ransomware criptografa seus arquivos e exibirá uma nota de resgate. A nota geralmente informará como pagar o resgate e fornecerá um limite de tempo para fazê-lo. Se você não pagar o resgate dentro do prazo, o preço aumentará ou seus arquivos serão excluídos.

Existem dois tipos principais de ransomware: ransomware de criptografia e ransomware de bloqueio.

Crypto ransomware criptografa seus arquivos com um algoritmo de criptografia forte.

Ransomware de bloqueio impede o acesso ao seu computador e não permite que você acesse seus arquivos, a menos que você pague o resgate.

Ransomware é uma ameaça séria, pois pode levar à perda de dados e longo tempo de inatividade para as empresas. É importante ter um backup de todos os seus dados, pois em caso de ataque é possível restabelecer o funcionamento da empresa com o backup mais atual. Você também deve ter medidas de segurança, como software antivírus e firewalls, para evitar um ataque em primeiro lugar.

Todos os sistemas operacionais podem sofrer ataques de ransomware?

Sim. Qualquer computador conectado à Internet e executando um sistema operacional está vulnerável a ataques de ransomware.

Existem muitos tipos diferentes de ransomware, e novas variedades são constantemente criadas. Mesmo que um computador esteja executando um sistema operacional muito antigo e desatualizado, ele ainda pode ser infectado por ransomware.

Na verdade, é mais adequado ter um sistema operacional atualizado, pois as empresas como Microsoft lançam atualizações de segurança para evitar ataques em falhas dos sistemas.

Sistemas operacionais sofrem com ataques Ransomware

Quais são os principais alvos dos ataques?

Os principais alvos dos ataques de ransomware são empresas e organizações. No entanto, os usuários domésticos também podem ser visados. Os ataques de ransomware têm aumentado nos últimos anos e não mostram sinais de que vão parar.

Empresas e organizações geralmente são visadas porque têm mais dinheiro para pagar o resgate. No entanto, isso não significa que os usuários domésticos também não estejam em risco.

O Ransomware pode criptografar seus arquivos pessoais e exigir um resgate por sua devolução. Esta pode ser uma situação muito estressante e difícil de lidar, especialmente se você não tiver cópias de backup de seus arquivos.

Storage NAS, solução para evitar a perda de dados

Existem muitos motivos para usar um storage NAS para evitar a perda de dados com um ataque de ransomware. Em primeiro lugar, um dispositivo NAS permitirá que você mantenha um backup de seus dados fora do local.

Isso é importante porque, se o seu computador estiver infectado com ransomware, os invasores podem exigir que você pague para recuperar o acesso aos seus arquivos. Se você tiver um backup de seus dados em um dispositivo de armazenamento NAS, basta restaurar seus arquivos a partir do backup e evitar pagar o resgate. Podendo ser usado storages para empresas ou até mesmo NAS doméstico para residências.

Storage NAS, solução para evitar a perda de dados

Outro motivo para usar um dispositivo de armazenamento NAS é que ele pode ajudar a evitar a perda de dados se o computador for danificado ou roubado. Se seu computador for perdido ou roubado, o invasor não poderá acessar seus dados se estiverem armazenados em um dispositivo de armazenamento NAS. Além disso, se o seu computador estiver danificado, você ainda poderá acessar seus dados se estiverem armazenados em um storage NAS.

Por fim, usar um sistema de armazenamento storage NAS pode ajudar a reduzir o risco de perda de dados, caso tenha realizado uma tarefa de snapshots anteriormente. A função de snapshots ajuda a evitar a perda de dados do ransomware tirando um "registro instantâneo" dos dados no disco rígido. Esse snapshot é usado para restaurar os dados se eles forem perdidos ou corrompidos.

A função de snapshots, presente nos storages Qnap, Synology e Infortrend, minimiza o tempo de restauração do sistema em caso de ataque. Com isso, mantendo uma rotina de backup corporativo com snapshot é possível restabelecer o funcionamento da empresa em pouco tempo se acontecer algum ataque ou ocorrer a perda de dados.

Manter uma rotina de backup com um storage NAS é o melhor meio para se prevenir de ataques ransomware, bem como contra perda ou roubo.

Conheça a linha de storages NAS Infortrend

Como fazer backup dos dados da empresa?

Utilizar um NAS para realizar o backup corporativo é uma opção válida caso seja necessário fazer uma cópia completa dos dados regularmente.

Calcule o tempo utilizado hoje para atualizar seus sistemas, bases de dados e a necessidade de manter cópias físicas do backup.

Além disso, o custo de interrupção dos serviços em caso de falhas é um ótimo indicador sobre a necessidade de investimento no novo servidor.

Somos especialistas em armazenamento de dados

Não arrisque ficar um grande período de tempo com inatividade na empresa em caso de perda de dados, isso custa muito mais caro que qualquer equipamento que mantenha a segurança de dados e às vezes até custe um emprego.

Traga seu projeto de backup e evite que ataques ransomware paralisem a atividade da sua empresa. A Data Storage é especializada em armazenamento de dados, revendedora oficial de marcas como Infortrend, Qnap, Synology e Seagate e possui a solução ideal para as suas necessidades.

Leia mais sobre: Malwares e vírus

Informações de segurança e como manter seus dados protegidos de malwares e vírus.


TELEFONE

(011) 2615-2998

Entre em contato com um de nossos especialistas por telefone!

E-MAIL

contato@datastorage.com.br

Envie sua dúvida, crítica ou sugestão para nossa equipe!

SUPORTE

Técnicos Especializados

Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.