Falha ao carregar a imagem.

Máquina Virtual: O que é e para que serve?

Com o aumento do trabalho remoto, a tecnologia de Máquina Virtual ou VM tem auxiliado diversos profissionais com alta performance e economia de investimento.

O que é máquina virtual?

As máquinas virtuais ou VMs são ambientes de computação isolados que simulam um sistema operacional completo e são executados em um único servidor físico. Cada máquina virtual funciona como se fosse um computador real independente, com seu próprio sistema operacional e aplicativos instalados. Já a virtualização, é uma técnica que permite criar e gerenciar máquinas virtuais em um único hardware, otimizando o uso dos recursos e aumentando a eficiência do sistema.
Confira

Principais usos de uma Máquina Virtual

A criação de uma ou mais máquinas virtuais dentro do mesmo hardware com alto poder de processamento, geralmente proporciona executar tarefas mais rápidas que um computador comum. Com o aumento do trabalho remoto, um sistema de virtualização permite que funcionários em home office possam acessar aplicativos corporativos por qualquer computador doméstico.
Confira

Vantagens de usar uma máquina virtual

As máquinas virtuais oferecem diversas vantagens em relação aos sistemas físicos tradicionais: economia de recursos, Ao consolidar várias máquinas virtuais em um único servidor físico, é possível reduzir custos com energia, espaço e manutenção, flexibilidade e escalabilidade, pois possibilita clonar e mover VMs e reduz ou expande conforme as demandas do negócio, e segurança e isolamento.
Confira

Como criar uma VM?

Criar uma máquina virtual pode parecer uma tarefa complexa, mas com os softwares de virtualização o processo fica simplificado. Escolha um software de virtualização adequado às suas necessidades. Após isso, defina os recursos que serão alocados para a Máquina Virtual, como memória, processador, armazenamento e dispositivos de entrada e saída. Por fim, instale o sistema operacional desejado e configure-o de acordo com suas necessidades.
Confira

Distribuição de recursos personalizados

Distribuir recursos personalizados para cada máquina virtual é uma tarefa importante para garantir que as máquinas virtuais funcionem corretamente e atendam às necessidades dos usuários. Os profissionais de TI que administram a virtualização podem configurar o hypervisor para distribuir recursos que podem ser personalizados para cada máquina virtual, como quantidade de memória RAM, número de núcleos de processador, capacidade de armazenamento de dados e largura de banda de rede.
Confira

Máquinas virtuais e VPNs otimizam o trabalho remoto

Ambas oferecem recursos de segurança e privacidade, mas de maneiras diferentes. As máquinas virtuais permitem que os funcionários acessem ambientes de trabalho isolados, que são executados em um servidor físico. Isso oferece um alto nível de segurança, já que o ambiente de trabalho é separado do dispositivo pessoal do funcionário. Já as VPNs são usadas para criar uma conexão criptografada entre o dispositivo do funcionário e a rede da empresa.
Confira
Falha ao carregar a imagem.

VMs para ambientes robustos

As máquinas virtuais são uma ferramenta poderosa e versátil para gerenciar recursos computacionais e criar ambientes isolados. Equipamentos robustos como Storages NAS, são ideais para que o ambiente de trabalho se mantenha com desempenho sem atrapalhar as necessidades dos usuários. A Data Storage possui diversas soluções de armazenamento com recursos para virtualização. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas gratuitamente.
Fale Conosco